segunda-feira, 10 de abril de 2017

Aquiles e os Mirmidões.



Sempre digo que era um guri esquisito e, gosto do garoto que fui, um garoto que chegou tímido e se expandiu e, com isso, passou a ser chamado de inteligente, na verdade, não era inteligência, era só uma grande capacidade de guardar informações e de associar as coisas.
Mas, eu preferia ser mais um do bando do 14 e conhecia a todos, de todos os pavilhões, fácil para fazer amizades e mestre na arte de mantê-las, pisava na terra descalço e enrustia frutas roubadas, livre na verdadeira acepção da palavra.
Entre as minhas paixões estavam os livros, os gibis, mitologia, o teatro, a poesia, o boxe e, é claro, o futebol.
Quando findou o ano de 1979, na diretoria da dona Camila, o Educandário Dom Duarte sofreu uma profunda reforma, quase metade dos mais de 500 internos e metade dos funcionários foram embora, o campeonato interno estava ameaçado.
Verdadeiros craques fizeram falta nos seus times, o 14 perdeu muito da sua força, porém, tivemos a maior das sortes, o Tadeu Espírito Santo, havia ficado e, o Tadeu Padal era de todos os craques de seu tempo, o melhor.
No entanto, é sabido que uma andorinha não faz verão e, se precisava de uma tática para jogar direito o campeonato.
Claro que, ao time, não restou nenhuma ideia, a não ser recorrer aos meus conhecimentos da teoria do futebol.
Geralmente, quando os amigos recorriam aos meus conhecimentos, eu sempre me empolgava ou divagava no contexto e, geralmente, eles acabavam se enfadando.
Ao invés de achar uma tática de futebol, recorri à mitologia.
Com todos os amigos na parte plana do campo do 14 e eu sentado na arquibancada, isso dava um ar de um mestre que falava aos discípulos, comecei a explanação:
_Aquiles foi um grande herói da mitologia...
Uns dois meninos reclamaram:
_Xiii, vai começar a viagem.
_Calma que vou chegar ao ponto.
E, diante da atenção unanime, prossegui.
_. Na verdade, Aquiles era o máximo mesmo, porém a força dele vinha também do bando que o seguia, esses eram os Mirmidões, atacavam em bloco, gritavam e atacavam em volta do herói, quando eles atacavam, protegiam o herói, quando os inimigos já estavam cansados, Aquiles saia de sua defesa e acabava o confronto.
Bom, na cabeça dos meus amigos não cabia a capacidade de associação rápida e ficaram uns segundos olhando para mim, sem entender nada:
_. Suas bestas, nós seremos os Mirmidões e o Tadeu será o Aquiles, ainda tive que explicar como isso funcionaria em jogo.
Então, o ano de 1980 começou com um time do 14 infernal, o time todo batia e fazia cara de mal, ninguém conseguia marcar o nosso craque, porque ele saía da defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário